FORMAS GEOTÊXTEIS
As Formas Geotêxteis são comumente chamadas de Geoformas, utilizadas para contenção têxtil a partir de tecidos filtrantes especialmente desenvolvidos para desidratar uma ampla variedade de tipos de lamas, lodos e materiais dragados.
Através das Geoformas, a dessecagem de lodos e rejeitos por gravidade produzem uma redução no volume final a ser descartado, fazendo com que tal tecnologia opere de maneira mais eficiente do que os depósitos de dragagem tradicionais, sendo mais econômica do que os processos mecânicos de dessecagem. O objetivo dessa consolidação resulta em um menor volume de material final, o que implica num menor custo de transporte e disposição final.
A Geoforma linear é confeccionada a partir de tecido de polipropileno de alta tenacidade, ultra estabilizado anti - UV, com resistência à tração longitudinal / transversal.
CARACTERÍSTICAS
-
Alta resistência à tração: possibilidade de alcançar grandes alturas;
-
Elevada permeabilidade: alta produtividade (velocidade operacional);
-
Adequada malha filtrante: alta capacidade de retenção de sólidos;
-
Grande flexibilidade: fácil adaptação ao substrato e ao espaço;
-
Baixo peso: fácil manuseio, lançamento e preenchimento;
-
Costuras com alta resistência à tração para garantir o desempenho.
Sistemas de dessecagem por Geoformas são fáceis de instalar, e requer uma baixa manutenção, sendo utilizado tanto como soluções temporárias quanto permanentes. A grande vantagem é que outros módulos podem ser facilmente adicionados ao sistema para aumentar a capacidade do processo, resultando num processo modular e contínuo de redução de volume efetivo, resultando no fato que o fluido drenado poder retornar para ser reutilizada no processo.